top of page

O que é um Kit Solar Fotovoltaico?



A geração de energia solar fotovoltaica, para aqueles que ainda não conhecem, consiste na conversão da luz do sol através do chamado "efeito fotovoltaico", descoberto pelo físico francês Edmond Becquerel em 1839.


Se você precisa gerar energia elétrica para suprir determinado consumo, e quer fazê-lo através de um kit solar fotovoltaico, saiba que este kit não é apenas uma dupla de placas solares dispostas sob a luz do sol. Por definição, um kit solar fotovoltaico (ou um "kit de geração solar") é uma composição de painéis solares e outros equipamentos que, juntos, vão gerar energia elétrica para alimentar a sua empresa, residência, poste solar, sistema de bombeamento e qualquer outro equipamento que utilize energia elétrica.


Este kit solar é geralmente comercializado por uma empresa com CNAE de importadora, que distribuirá o equipamento sem a mão-de-obra de instalação, ou seja, que contenha os equipamentos principais. Somente os projetos denominados “turn key” é que compõem toda a solução, onde o prestador de serviço intermediará desde a homologação do projeto junto à concessionária de energia, com o dimensionamento, aquisição, instalação e manutenção deste kit solar.


Quem pode instalar um kit solar fotovoltaico?

Se a aplicação do kit for para uma residência, quem deve fazer isso é um "integrador" ou uma "empresa integradora, composta por um eletrotécnico ou engenheiro, sendo este profissional regularizado perante a concessionária de energia local – e isso exige um documento denominado ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), e somente os profissionais da área podem fazer isso. Já os kits fotovoltaicos que não serão conectados à rede normalmente não precisam de ART, porém devem ser instalados por um profissional capacitado.


O que, de fato, compõe um Kit Solar Fotovoltaico?

As principais características apresentadas por cada um dos itens que compõem um kit solar fotovoltaico são:


Módulo, Placa ou Painel Solar

Montados com células de silício purificado, o mercado brasileiro já apresenta diversas opções de potência e dimensões diferentes, de fabricantes nacionais, europeus e asiáticos, e já conta como "praxe" de uma garantia a partir de 10 anos, e com vida útil superior a 25 anos.


Inversor

O inversor solar é o equipamento usado para converter a energia gerada pelos painéis solares de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), sendo fundamental para que você possa usar a energia solar fotovoltaica para alimentar os utensílios elétricos usados no dia a dia. São 4 os principais tipos de inversores solares no mercado:


- "Ongrid" (conectados à rede), ou "String", ou "Grid-tie": É o tipo mais utilizado em sistemas de energia solar residencial e empresarial. Ele representa 50% de todos inversores solares utilizados no mundo. Dependendo do tamanho da instalação, pode haver mais do que um inversor string.


- "Off-grid" (desconectado da rede): Esses inversores foram desenvolvidos para sistemas fotovoltaicos que funcionam independente da rede elétrica. Ex: Postes de iluminação solar, sistemas de rádio transmissão, telefones de emergência em rodovias, estações meteorológicas. Ou seja, em sistemas que usam baterias e normalmente em regiões isoladas onde não se tem acesso a rede elétrica.


- Microinversor: criado para funcionar em um único módulo fotovoltaico. Seu intuito é estabilizar a energia elétrica de cada um dos componentes, para que eles funcionem com independência em locais ou cômodos específicos que necessitam de eletricidade ininterrupta. Portanto, quem precisa otimizar individualmente a geração de energia de cada painel solar deve optar pelo microinversor.


Entre estes 3 tipos, a garantia é a partir de 5 anos, e monitoramento remoto já está incluso na grande maioria dos modelos existentes no mercado.


Suportes Estruturas e trilhos de fixação fabricados em alumínio, modelos mais leves e resistentes a todos os tipos de intempéries. São soluções especiais para fixação principalmente dos painéis solares, em telhados, no solo, em coberturas e em estacionamentos.


String Box Modelos padronizados ou projetos especiais, de acordo com a necessidade do cliente.


Cabos, conectores e outros materiais elétricos

Essas peças fazem a condução da corrente elétrica entre os painéis solares e os inversores. Para que tudo saia como planejado, é preciso dimensionar de modo certo o sistema. Assim, evitam-se riscos e danos à instalação.


Pontos importantes na aquisição de serviços de instalação de um kit solar fotovoltaico


1) Dê preferência aos itens que já sejam contemplados com certificação no INMETRO, pois há distribuidores que trabalham com itens que ainda não estão homologados no Brasil - e isso pode lhe causar uma série de dificuldades para financiamento, seguro - ou mesmo o acionamento da própria garantia, se necessário.

2) Mesmo que o investimento inicial para a instalação de um sistema de geração de Energia Solar Fotovoltaica seja considerável, o retorno é maior ainda. Independentemente de sua demanda, a energia limpa e renovável que vem do Sol apresenta o melhor custo-benefício em relação às modalidades de energia elétrica oferecidas no mercado. 3) Informe-se como o sistema fotovoltaico deve ser instalado em sua residência, empresa ou condomínio. Você não precisa se tornar um especialista, mas é importante conhecer todos os conceitos básicos para poder diferenciar um bom prestador de serviços - e resista ao serviço de menor preço, pois pode ser que algum aspecto tenha sido deixado de lado.


4) PADRÃO DE PROTEÇÃO DO INVERSOR: Para ser classificado como seguro, o inversor solar precisa seguir as referências da Norma "NBR IEC 60529". Ela estabelece os graus de proteção do revestimento das peças elétricas. Ao adquirir um sistema fotovoltaico, você fará parte dos consumidores que se preocupam com o meio ambiente e que economizam dinheiro na conta de luz. Entretanto, para isso, é preciso conhecer o potencial de geração e as necessidades específicas do seu imóvel, de modo a entender qual é o melhor inversor. Por isso, não deixe de procurar por uma empresa especialista, pois apenas um consultor da área pode estabelecer corretamente qual é o inversor solar mais adequado ao seu sistema fotovoltaico.


Sobre a SNW.SOL

A SNW.SOL é a 1a. Consultoria de Marketing "FULL-SERVICE" especializada em Energia Solar Fotovoltaica do Brasil, atendendo:

- INTEGRADORES

- EPC'ISTAS

- FABRICANTES

- DISTRIBUIDORES


Nosso principal objetivo é adequar a comunicação de nossos clientes, gerando MAIS ENGAJAMENTO e consequentemente, MAIS NEGÓCIOS.


Que tal AGENDAR UMA APRESENTAÇÃO AGORA MESMO? Entre em contato conosco clicando NESTE LINK que um de nossos especialistas te responde 😎

Post: Blog2_Post
bottom of page